Blog

Emitindo NF-e 4.00 em contingência

  1. Definir o servidor de destino após criar o conector “SVC-AN” ou “SVC-RS” usando a função “SEFAZ – Definir Servidor“;
  2. Informar o tipo de emissão “tpEmis” conforme o ambiente a ser utilizado na chamada da função “SEFAZ NF-e – Criar Nota Fiscal” :
    • 6 – Contingência SVC – AN;
    • 7 – Contingência SVC – RS.
  3. Informar data e hora de entrada em contingência (tag: “infNFe/ide/dhCont“);
  4. Informar o motivo da entrada em contingência (tag: “infNFe/ide/xJust“).
  5. Emitir a NF-e e consultar usando as mesmas funções da emissão normal.

Cancelamento de NF-e emitida em contingência

Pare se cancelar um documento emitido em contingência você deve definir o servidor de contingência usando a função “SEFAZ – Definir Servidor“, apontando para o mesmo servidor utilizado na emissão.

Confirmando se está em contingência

Utilize a função “SEFAZ NF-e – Consultar Status do Serviço” para verificar se a UF de fato entrou em contingência. Define o servidor na conexão, a resposta será por exemplo:

<?xml version="1.0" encoding="UTF-8"?><nfeResultMsg xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe/wsdl/NFeStatusServico4" xmlns:soap="http://www.w3.org/2003/05/soap-envelope" xmlns:xsd="http://www.w3.org/2001/XMLSchema" xmlns:xsi="http://www.w3.org/2001/XMLSchema-instance"><retConsStatServ xmlns="http://www.portalfiscal.inf.br/nfe" versao="4.00"><tpAmb>0</tpAmb><verAplic>SVCAN_x.y.z</verAplic><cStat>114</cStat><xMotivo>SVC desabilitado pela SEFAZ-Origem XX</xMotivo><cUF>YY</cUF><dhRecbto>2024-11-17T16:09:53-03:00</dhRecbto></retConsStatServ></nfeResultMsg>

Leave a comment