Blog

Erros de validações dos XMLs

Validação do XML

Envio de Lote de XML

  1. Erro nao catalogado. Chave Acesso fora do padrão
    • Verifique se a SEFAZ em questão aceita lotes sincronos ou assincronos somente (tag “indSinc”), ex: PE, BA, PR. Troque o valor da tag e tente novamente.
  2. A SEFAZ BA exige a inclusão do CPF ou CNPJ do contador entre os autorizados a consultar o XML, assim se faz necessário usar uma das tags abaixo:
    • infNFe/autXML/CNPJ
    • infNFe/autXML/CPF
      Caso não seja informado será retornado o erro: Não informado o Grupo de Autorização para UF que exige a identificação do Escritório de Contabilidade na Nota Fiscal – Caso não possua informar o CNPJ da SEFAZ Bahia 13.937.073/0001-56″…
  3. Erro: “Rejeicao: Modelo da NF-e diferente de 55
    Este erro ocorre ao tentar enviar um XML de NFC-e (modelo 65) para os WebServices da NF-e (modelo 55). Para resolver configure o conector para que aponte para o serviço da NFC-e (usando a função “SEFAZ – Definir Tipo de Serviço“).
  4. Campos NULOS sendo removidos – Por padrão tags com valor NULO são removidas, para evitar esse comportamento informe um texto vazio no lugar de nulo.
  5. Campos com valor zerados sendo removidos. Por padrão, a API remove campos decimais opcionais definidos com 0 (ZERO). De acordo com a documentação oficial da SEFAZ. Caso deseje manter um campo mesmo com valor zero basta informar uma máscara específica no parâmetro máscara na hora de definir o valor da tag. Para que um campo não seja formatado e copie o texto exatamente como informado no parâmetro valor utilize a máscara “TString”.

CF-e / SAT Erros de dados

Normalmente ocorrem quando há uma inconsistencia nos dados enviados ao equipamento, neste caso o XML deve ser validado contra o XSD da versão de dados correspondente.

DICA: A Tanca disponibiliza um programa que faz a validação do XML: TANCA – InteliSAT.

Leave a comment