748 – Sicredi
Versão inicial: 1.3.5
Identificação (BANCO): “748“, “Sicredi”.
Parâmetros obrigatórios
- AGENCIA_NUMERO (Letras) – Com até 4 dígitos;
- CONTA_CORRENTE_NUMERO (Letras) – Com 07 dígitos (Posto [02] + Conta [05]);
- CARTEIRA (Letras) – 01 digito. EX: “1”;
- NOSSO_NUMERO (Inteiro ou Letras) – Com até 8 dígitos;
- DATA_VENCIMENTO – (Data) Data de vencimento do boleto;
- VALOR_BOLETO (Número/Fracionado/Decimal) – Valor nominal do boleto com até duas casas decimais;
Parâmetros opcionais
- PROTESTO_DIAS_CORRIDOS (Inteiro);
- DATA_INSTRUCAO (Data).
Emissão via WebService
Para conectar no Webservice do Sicredi em homologação você deve criar uma conta no ambiente de Sandbox ( https://developer.sicredi.com.br/ ). Para inicializar a conexão você deve passar um mapa com os seguintes dados:
- “cooperativa” (Letras) – Obter junto ao banco (04 digitos);
- “posto” (Letras) – Obter junto ao banco (02 números);
- “codigoBeneficiario” (Letras) – Obter junto ao banco (05 digitos);
- “password” (Letras) – Obter junto ao banco – “Código de Acesso (password / senha) que foi gerada no Internet Banking” (64 caracteres normalmente).;
- “x-api-key” (Letras) é o UUID/GUID exibido no site do desenvolvedor, na opção “Minhas Apps” > “Tokens de Acesso”.
IMPORTANTE: Os dados de homologação/teste/sandbox são diferentes dos de produção.
Dados de homologação
Os dados de homologação devem ser obtidos junto ao banco. Normalmente são:
- cooperativa: “6789”;
- posto: “03”;
- codigoBeneficiario: “12345”;
- password: “teste123”;
- x-api-key: Gerar no site developer ( https://developer.sicredi.com.br/ ).
Emissão de boleto
- NOSSO_NUMERO: Normalmente NÃO deve ser passado. O banco irá gerar. Se for passado, deve ser informado com 08 dígitos e a API irá calcular o DV. Ou 09 digitos, já com o DV.
- BOLETO_GERAR_PDF (Lógico): Adiciona como verdadeiro/true para que a API solicite o PDF do boleto ao banco, em caso de sucesso o caminho do PDF virá no item “ARQUIVO_PDF” da resposta.
- BOLETO_GERAR_PIX (Lógico): Indica se o boleto deve ser gerado com o PIX. Confirme com o gerente de sua conta no banco, se o serviço de PIX está ativo.
Se o banco retornar a mensagem de erro “Negócio: Híbrido não contratado. Favor solicitar contração.”, indica que sua conta não está ativa para boleto híbrido (com PIX), essa ativação é feita de forma administrativa, procure instruções diretamente com seu gerente ou suporte do banco.
Consulta de boletos pagos
A consulta pode ser feita de forma individual passando o nosso número, ou por data da ocorrência, para isso, no mapa da função “Boleto – WebService – Consultar Boleto” passe somente um dos itens a seguir:
- DATA_OCORRENCIA: Infome para pesquisar os boletos movimentados (pagos/cancelados) no dia.
- NOSSO_NUMERO: Para consultar um boleto específico. Deve ser passado COMPLETO (09 caracteres) número + DV, somente números (EX: “123456789”).
Cancelar / Baixar um boleto
Para cancelar/baixar/remover um boleto chame a função “Boleto – WebService – Baixar Boleto” e informe o nosso número.
- NOSSO_NUMERO: Número de um boleto específico.