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Usando o OpenAI API no Maker (ChatGPT)

A API do ChatGPT é fornecida pela OpenAI ( https://openai.com/api/ ) é necessário ter uma conta e créditos de uso.

Inicialização da conexão

Para inicializar uma conexão com esta API é necessário passar os seguintes dados:

  1. openai.com” (Letras) – Valor fixo;
  2. Mapeamento (Variante) contendo os seguintes itens:

Listar modelos suportados

Utilize a função “IA – Listar Modelos” que irá retornar os nomes dos modelos disponíveis. As qualidades/especialidades e custos de cada modelo devem ser conferidas no site do fornecedor.

Envio de texto ou imagem

Para processar texto “IA – Processar Texto” ou imagens “IA – Processar Imagem“, no último parâmetro das funções é possível enviar um mapa com valores opcionais. Entre eles:

  • MODELO” (Letras): Nome do modelo a ser usado;
  • USUARIO_ID” (Letras): Identificador único do usuário do sistema, permitindo ao OpenAI detectar abusos.
  • TOKENS_QUANTIDADE_MAXIMA” (Inteiro): Número máximo de tokens (próximo de ‘silabas’, maiores detalhes na documentação do fornecedor);
  • IMAGEM_NIVEL_DETALHES” (Letras): Nível de detalhes da imagem podendo ser “auto”, “low” e “high”.

Funções personalizadas (Callback)

O OpenAI permite definir funções que serão chamadas para concluir ou completar uma ação.

Para tal deve ser utilizado um texto JSON no padrão definido pela OpenAI:
https://platform.openai.com/docs/guides/function-calling?api-mode=responses&example=send-email#defining-functions

OBS: Instruções sobre definições de funções fogem do escopo do suporte.

Dicas de uso

No envio de imagem você pode pedir pra ele extrair informações específicas, como por exemplo:

  • Enviar uma CNH e pedir número, nome e data de vencimento;
  • Enviar uma página de documento e pedir um resumo;
  • Enviar uma conta de agua ou energia e pedir total e data de vencimento.

Restrições de uso

Suporte técnico

O suporte a API se restringe à estrita comunicação da API com o servidor da openai.com. Dúvidas sobre criação de conta, custos, consumo de créditos devem ser tratados diretamente com a fornecedora.

Instruções sobre montagem de prompts (perguntas), capacidades e limitações dos serviços de inteligência artificial, modelos a serem usados ou treinamento, capacitação de qualquer tipo fogem do escopo do suporte.