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Itens não cobertos pelo suporte

O suporte é exclusivo para o uso das funções pelo desenvolvedor. Sempre que o atendimento for direcionado para tópicos fora do escopo o atendente irá ignorar as perguntas, pausar, suspender ou mesmo encerrar o atendimento.

Quando se ocupa o suporte com itens fora do escopo, isso reduz a capacidade do fornecedor de dedicar horas a melhoria das APIs e dos serviços prestados.

Ainda que a solução do seu problema seja essencial para utilizar nossas APIs e serviços, não se justifica tentar usar o suporte para resolver problemas externos.

No custo da API está incluso somente o suporte a até 02 (dois) desenvolvedores. E estritamente para o ambiente de desenvolvimento e homologação. Não é cobrado adicional por cliente (ambiente de produção), e consequentemente qualquer tipo de suporte em ambiente de produção (cliente) não está coberto, ainda que seja um único ambiente ou cliente interno.

Problemas URGENTES ou EM PRODUÇÃO não são cobertos pelo suporte ao desenvolvedor. O tempo de resposta ao desenvolvedor é o mesmo. Caso necessário contrate suporte adicional, dentro da disponibilidade.

Itens a evitar

É importante ter o suporte não atende entre outras coisas:

  1. Capacitação/treinamento de qualquer natureza;
  2. Instruções sobre lógica de negócio;
  3. Instruções sobre criação/estruturação/projeto de banco de dados;
  4. Informações sobre backup/restore de bancos de dados;
  5. Dicas sobre arquitetura de software de qualquer natureza;
  6. Links / Sites/ Referências para download de arquivos fornecidos por terceiros (versão do Java, Tomcat, Maker/Webrun…);
  7. Instruções sobre contratação de serviços de terceiros (bancos, contas digitais, ERPs…);
  8. Solicitação de dados de clientes, colaboradores e/ou fornecedores;
  9. Informação sobre custo de serviços de terceiros (taxas bancárias, forma de cobrança…);
  10. Instruções sobre configuração do Tomcat;
  11. Instruções sobre configuração de servidor Windows/Linux ou qualquer outro;
  12. Informações sobre cálculos de impostos de qualquer natureza para preenchimento dos parâmetros das APIs;
  13. Não fornecemos exemplos completos (seriam sistemas/aplicativos prontos), todo o material de apoio encontra-se publicado;
  14. Não fornecemos fluxos/telas/fragmentos de código de sistemas de terceiros, o suporte se baseia em exemplos públicos;
  15. Não fornecemos senhas, ou qualquer tipo de acessos de testes para ambientes de terceiros, cada um é responsável por obter tais dados;
  16. Não fornecemos material de referência/treinamento além dos publicados em nossos sites;
  17. Não fornecemos compartilhamos licenças de software de terceiros, muito menos versões pirateadas.

Ambiente de testes/homologação

  1. Não damos suporte em produção, é responsabilidade do desenvolvedor testar/reproduzir o erro no ambiente de desenvolvimento, e replicar a solução nos seus clientes;
  2. Se por qualquer motivo não for possível reproduzir o erro em desenvolvimento ou homologação será necessário contratar horas de suporte. Esses casos não são cobertos mesmo que:
    • Não se consegue reproduzir o erro em desenvolvimento ou homologação;
    • O ambiente de produção é diferente (Linux ou Windows Server);
    • Se exige equipamentos ou recursos que só existem em produção.
  3. Todo é qualquer dados/ambiente fornecido será considerado como de testes, certifique-se de ter cópias/backup… do ambiente, pois TUDO pode ser perdido durante os testes;
  4. Emissão de documentos fiscais, cobranças, ou outras rotinas em ambiente devem ser feitas em ambiente de testes, e quando por qualquer motivo for testado em produção cabe exclusivamente ao cliente providenciar a reversão, anulação, cancelamento dos itens para evitar prejuízos de qualquer natureza.

Considerações finais

Caso o problema só aconteça no cliente por qualquer motivo, não será dado suporte como parte do suporte da API, pois essa só cobre o suporte ao desenvolvedor.

Caso o seu problema não tenha relação direta com o uso das APIs você pode contratar horas de suporte exclusivas. Estas horas devem ser negociadas e contratadas mediante disponibilidade.